Além do nosso blog, você poderá encontrar o Sonora Aurora no grupo do Facebook.

Lucio Yanel - Aunque Vengan Degollando (1997)
Postado por Andre Carvalho em quarta-feira, 2 de outubro de 2013.





Violonista, folclorista, ator, poeta... Don Lucio Yanel, como carinhosamente é chamado por seus amigos, nasceu em 1946 em Corrientes, provincia argentina. Aos 9 anos de idade começou a trabalhar acompanhando musicos em apresenções; mudou-se para o Rio grande do Sul em 14 de Julho de 1982 onde começou a tocar nos diversos festivais de música regional. Don Lucio participou da primeira Carreta da Canção de Passo Fundo, onde conheceu o também músico Algacir Costa, pai do hoje mundialmente famoso Yamandú Costa, de quem mais tarde tornou-se mestre.


Com a mudança para o estado do Rio Grande na década de 80, Don Lucio passou a desempenhar um papel fundamental para o desenvolvimento do violão no estado, trazendo na bagagem as características próprias do violão argentino, Yanel introduziu uma nova forma de se executar o violão solista na música gaúcha. Desprovido de qualquer regidez musical, Don Lucio nunca se mostrou indisposto com novas sonoridades, mantendo sempre uma lealdade com a música, própria dos grandes artistas.

O violonista reside atualmente em Caxias do Sul, fazendo shows e participações em apresentações de músicos consagrados ou de quem ainda está iniciando a carreira, encantanto público e artistas com o seu talento e simplicidade.

O album de 97' Aunque vengan degollando, mostra a maestria de Yanel, e a forma de trato simples, técnico ou virtuoso com o instrumento. Postarei outros albuns dele ainda que demonstram isso de forma mais clara, como o Dois Tempos, album lançado em parceria com o Yamandú Costa, ou o Milongueando uns troços, uma obra prima esquecida no tempo.


Don Lucio não teve uma aprendizagem formal de violão.






"Sou autodidata, percorro o braço do meu violão de maneira intuitiva e o meu canto tem que ter conteúdo social e espiritual. Por isso, embora tenha consciência das minhas limitações, chego até vocês com a proposta de percorrer musicalmente as raízes de nossa geografia sulina. Ao mesmo tempo, em meu cantar lhes entrego um pouco daquilo que sempre me comove."


















Negrinho do Pastoreio
La Humilde
Porá Demas
Los Ejes de Mi Carreta
Los Cambá
Mistérios
Lucy
Aunque Vengan Degollando
Lágrima Índia
Poema da Terra
Me Anda Buscando Una Bala
Êta baile bom
Paisano
El Dia Que Me Quieras

128 kbps | 50 MB
Download



Marcadores: